Blog

  • Home
  • 05 dicas para melhorar sua concentração no trabalho
30 de julho de 2020 admin 0 comentários

05 dicas para melhorar sua concentração no trabalho

No mundo de hoje estamos cercados de informações, sendo que estas se propagam cada vez mais depressa, vindas dos nossos aparelhos celulares, por e-mail e até mesmo de nossas redes sociais. Nossos prazos estão cada vez mais curtos e precisamos ser multitarefas. Tudo isso pode fazer com que percamos o foco e a concentração em nosso trabalho atrapalhando e interferindo diretamente na nossa produtividade. Por conta disso, trouxemos 05 dicas para te ajudar a melhorar a sua concentração no trabalho.
 

1-  Se mantenha organizado. 

A organização é essencial para te ajudar a no processo de foco e concentração. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo faz com que nosso cérebro se canse mais facilmente e instintivamente nossa mente vai vaguear.
Por isso, defina horários e sequências para realizar suas atividades. Tire um momento do seu dia para responder e-mails, por exemplo, e quando a atividade já estiver concluída evite de deixar essa aba aberta em seu computador. Estabeleça horários para fazer refeições bem como horários para lazer e para conversar com colegas. 

O espaço físico organizado também nos ajuda no processo de concentração. Mantenha sua mesa e seu espaço de trabalho o mais livre possível, mantendo só o que for essencial.

2 – Estabeleça prioridades 

Crie uma lista com todas as tarefas que você precisa realizar, estabelecendo prazos por dia e semana. Elenque quais dessas tarefas são mais urgentes e mais importantes, deixando as outras atividades mais livres, que podem ser trabalhadas com calma, pra depois.
Você pode também dividir as tarefas, fazendo em pequenas partes. Uma tarefa que pode ser muito grande pode acabar te distraindo e tirando seu ritmo de produtividade. Ao dividir essa tarefa você garante que ela será executada com mais qualidade e dentro do prazo estipulado. 

3 –  Estabeleça pequenas metas 

Ao estabelecer pequenas metas diárias e semanais, você obtém pequenas conquistas, o que te deixa mais feliz e mais recompensado. Com isso você tem mais foco para manter o ritmo de trabalho.

4 –  Tenha momentos de descanso

Procure encontrar momentos do dia para relaxar, mesmo durante o horário de trabalho. Pesquise por métodos de gerenciamento de tempo que podem te ajudar a manter um fluxo de trabalho intercalado com alguns minutos de pausa, para se alongar, olhar as redes sociais e se distrair pra depois voltar ao fluxo de trabalho novamente. É possível encontrar algum desses métodos que vai se encaixar às suas necessidades.

 

5 –  Mantenha hábitos saudáveis  

Ter hábitos saudáveis ajuda muito nosso cérebro se manter focado e concentrado nas tarefas do dia-dia. Manter-se hidratado, dar preferência a pratos com legumes, proteínas leves e grãos, faz com que seu corpo esteja mais saudável evitando sensação de sono e cansaço que uma alimentação não saudável acaba trazendo.
A prática de meditação é outro hábito saudável que alivia a ansiedade e auxilia na concentração.  Se seu corpo está mais disposto, mais facilmente você consegue se concentrar e focar nas atividades que precisam ser realizadas.

Com certeza você terá muito mais sucesso na sua rotina de trabalho com essas dicas.