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4 de setembro de 2020 admin 0 comentários

10 vantagens de oferecer um chatbot para seus clientes

Saiba de uma vez por todas tudo o que softwares inteligentes podem fazer pela sua empresa

 

A inteligência artificial já é uma realidade em todos os dias da nossa vida, as atividades mais simples hoje podem ser feitas com o auxílio dela. Os robôs que vimos em filmes de ficção científica anos atrás não fazem mais parte de um cenário hipotético, na realidade eles estão aqui, conversando com humanos, vendendo coisas na internet . 

 

Há alguns anos uma pesquisa divulgada pela Accenture já projetava que, entre 2018 e 2022, o faturamento do varejo no mundo cresceria 41% em decorrência da adoção da Inteligência Artificial.

 

Os chatbots, softwares que trabalham e gerenciam as trocas de mensagens simulando uma conversa humana, auxiliam em muito nessa equação e são atualmente a menina dos olhos de toda empresa que fornece atendimento ao público. Chegou a hora de você entender o motivo.

 

Confira abaixo 10 vantagens de aderir a essa tecnologia no seu negócio:

 

1 – Aumento da produtividade 

 

Uma das partes mais temidas do atendimento é a espera. Quanto tempo seu cliente precisa esperar para tentar resolver problemas com a sua empresa? Pense bem, ele já está entrando em contato com você porque enfrenta alguma dificuldade, e ainda precisa se preparar psicologicamente para poder ser atendido em muitos minutos. 

 

Qual o tamanho da sua equipe de atendimento? Quanto menor ela for, mais afogada estará e mais demorado o início dessa conversa vai ser. Com um chatbot, não. Seu cliente é atendido na hora que aciona bot e pode solucionar seu problema sem nem precisar entrar em contato com um humano. Aproveitamento em alta!

 

2 – Atendimento 24 horas por dia, em todos os canais

 

O ponto 1 nos leva a uma outra questão. Horário de atendimento. Dentro da sua empresa, você vai ter um horário definido para atender clientes, digamos que das 9h às 19h. Mas seu usuário não tem dúvidas apenas quando você está disponível para atender, e um chatbot pode ficar 24h disponível para responder seu público e em canais diversos.

 

Essa é outra grande vantagem: ele pode falar com o seu chat onde você disponibilizar o atendimento, não apenas no seu site. 

 

3 – Automação de processos e geração de leads 

 

Com a comunicação mais ágil e qualificada, seu atendimento humano pode ficar livre para lidar com assuntos mais complexos e se livrar das repetições do dia a dia. Além disso, o chatbot pode também captar dados relevantes do usuário em abordagens automáticas aos visitantes do seu site. Mais informação sobre seu público = mais eficiência em dar a ele exatamente o que ele precisa.

 

4 – Proatividade

 

Alguns chatbots podem trabalhar a favor do seu negócio, abordando o cliente sobre promoções no seu site, indicando algo que pode ser do interesse dele. Essa personalização permite que a interação do usuário no site seja muito mais vantajosa (e acaba sendo para você também).

 

5 – Aprimore processos internos

 

A riqueza de dados que o bot vai coletando ao longo de sua atuação pode também ser usada internamente. No caso de um negócio no varejo, por exemplo, o chatbot de atendimento pode fazer uma integração com os sistemas de gestão, CRM e de estoque dos produtos. Assim, é possível saber quando precisa abastecer determinado item à medida que ele é vendido e sai de estoque. 

 

6 – Redução de custos

 

Apesar do chatbot não substituir completamente o atendimento humano, você vai gastar menos com treinamento de uma equipe grande. Com a dissolução desses afazeres, a parte humana do seu atendimento fica mais focada e você pode apostar numa equipe mais enxuta com um custo menor do que o previsto.

 

7 – Laços mais estreitos com clientes

 

A sensação de um atendimento bem feito pode superar até as expectativas de um atendimento eficaz em determinado momento.

 

Existem questões que o seu chatbot não vai conseguir resolver, então vai direcionar o usuário para um humano. Mas só o fato do cliente não esperar para ser atendido, receber um mensagem ágil e poder solicitar assuntos mais burocráticos do dia a dia como 2° via, boleto, nota fiscal, contam e muito para que seu público se sinta seguro ao fechar negócio com você. 

 

Você está lá sempre que ele precisa, fazendo o que está ao seu alcance para tornar a experiência dele a melhor possível. 

 

8Marketing e vendas

 

Com os dados que o bot vai coletar, seu marketing pode entregar uma experiência de compra mais assertiva. Um dos maiores problemas do Marketing é conseguir qualificar os contatos/leads de forma adequada porque as informações acabam chegando um tanto bagunçadas e imprecisas.

 

9 – Atendimento igual para todos

 

Humanos são imprevisíveis. Acordam de mau humor, brigam com familiares, têm preferências. Robôs, não. O que garante um atendimento padronizado para qualquer pessoa que entre em contato com a sua empresa, ou seja, um atendimento sempre cordial para todos, sem nenhuma distinção. 

 

10 – inovação garantida 

 

Em pouco tempo de implementação, os chatbots já evoluíram tanto. Já permitem muito mais do que quando surgiram e apresentam tendências animadoras para o futuro. A parte boa de ser um adepto desse tipo de tecnologia é que ela será sempre inovadora e terá sempre uma solução nova para oferecer. 

 

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