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4 de junho de 2020 admin 0 comentários

Como uma ferramenta de Chatbot pode melhorar o seu atendimento

Um dos conceitos de Inteligência Artificial mais utilizados na atualidade é o Chatbot.

O chatbot é uma tecnologia que possibilita às empresas fornecerem um atendimento 24 horas para o seu público. O “bot” (termo simplificado para robô) tem como objetivo viabilizar uma comunicação automatizada e eficiente.

Mas calma. O chatbot não é apenas um robô que envia uma mensagem.  A ferramenta possui funções que tornam o atendimento ao cliente muito melhor e bem mais atrativo, possibilitando utilizar conversas inteligentes para orientar da melhor maneira o seu cliente.

A ferramenta é ampla e possibilita a criação de agentes virtuais capazes de interagir até mesmo por voz. Ao ligar para um SAC, por exemplo, você pode ser atendido por um robô programado para identificar sua demanda e interagir.

O segredo do sucesso da ferramenta é atrelar os desejos do consumidor à necessidade do negócio. Questões de estudo relacionados ao marketing e experiência do usuário, são primordiais para avaliar a escolha do tom de linguagem e de como o robô vai abordar as situações de acordo com o contexto.

Muitos consumidores deixam de comprar em um e-commerce ou mesmo loja física por não receber assistência no atendimento durante a jornada de compra. O canal de atendimento ao cliente com maior índice de satisfação é o chat online, com 73%. Usar um chatbot pode tornar esse canal ainda mais efetivo, já que ele traz agilidade para a conversação.

O benefício mais comum, que as empresas normalmente buscam, é a redução de custos. Com a automatização do processo de atendimento, a diminuição da equipe é inevitável. No entanto, as vantagens não se limitam ao lado econômico. Fornecer respostas rápidas para as dúvidas do cliente é uma forma da empresa proporcionar confiança e segurança para ele, reduzindo as fricções do processo de compra.

Os chatbots de whatsapp para atendimento, por exemplo,  irão fornecer as respostas certas e eventuais erros serão rapidamente identificados e corrigidos.

Essa tecnologia voltada para o atendimento ao cliente é vista como uma das inúmeras abas disponíveis no setor de soluções usando de Inteligência Artificial. Com seu funcionamento a tecnologia pode solucionar cerca de 95% das demandas em operações via telefone ou chat, seja no próprio site das empresas ou redes sociais.

Entre tantas funções, confira uma lista que irá te ajudar a enxergar melhor a ação desses robôs da comunicação no seu negócio:

– Geração de leads: informações como nome, e-mail, telefone, profissão, entre outros são importantes em especial para o setor comercial da empresa. Com elas é possível traçar um perfil de público para se trabalhar em campanhas de marketing e afins.  

– Pesquisa de satisfação: a interação com o cliente é o principal objetivo do chatbot. Pensando nisso, é comum receber feedbacks sobre os produtos ou sobre a empresa de modo geral através do mecanismo. É um meio de estimular cada vez mais o contato entre negócio e cliente, obtendo ainda informações de como essa relação está sendo construída.

– Orçamentos e agendamentos: Seja para o valor de um produto, uma compra inteira ou a cotação de um serviço, o uso do programa irá permitir aos clientes uma maior facilidade. Serviços como consultórios, concessionárias, eventos, hotéis, restaurantes e muito mais, podem ser facilmente automatizados com o mecanismo, já que a ferramenta ajuda na integração com sistemas internos utilizados pela empresa.

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