Blog

  • Home
  • Dicas para manter a segurança dos dados da sua empresa
15 de junho de 2020 admin 0 comentários

Dicas para manter a segurança dos dados da sua empresa

Você sabia que 65% das empresas brasileiras já enfrentaram algum tipo de problema com a segurança das informações? Esse estudo foi publicado pela empresa ESET (companhia de segurança da informação sediada na Bratislava, Eslováquia).

Ou seja, não importa quão grande ou pequena seja a sua empresa, é preciso ter um plano para garantir a segurança de seus ativos de informação.

Para que a sua empresa mantenha integridade e possa se desenvolver de forma saudável, a segurança de dados deve ser elevada à condição de prioridade, já que muitas informações são decisivas para a sobrevivência de um negócio.

Com algumas práticas no dia a dia é possível garantir a segurança dos dados da empresa, evitando o sequestro de informações e chantagens em troca de dinheiro.

Preparamos algumas dicas para manter a segurança da informação e dos dados da sua empresa:

– Digitalização de documentos: parece uma informação óbvia, mas infelizmente ainda existem muitas empresas que mantém seus arquivos em caixas, correndo o risco da deterioração com o tempo ou até mesmo roubo ou perda dos documentos. Não há mais motivos para uma empresa guardar informações em papel. Digitalizar documentos estratégicos está fortemente ligado aos três princípios da segurança da informação. Os dados ganham sigilo necessário, estão sempre disponíveis e dificilmente são perdidos por qualquer motivo.

– Armazenando os dados na nuvem: você já entendeu a importância de digitalizar os documentos, certo? Então, para evitar a sobrecarga na rede dos seus computadores, prefira salvá-los na nuvem, em drives que ficam disponíveis na internet e você pode acessá-los a qualquer momento e de qualquer computador, como o Google Drive, por exemplo.

– Troque suas senhas periodicamente: misture letras minúsculas, maiúsculas, símbolos e números de maneira aleatória quando criar uma senha. Mas não pense que isso é suficiente para garantir a Segurança da Informação. Não use a mesma senha para mais de um serviço. Inclusive, o mais recomendado é mudar o código – pelo menos – a cada 3 meses.

– Sistemas atualizados: provavelmente sua empresa utiliza algum software de controle financeiro, de gestão ou um específico do seu ramo de atuação. É imprescindível que esses programas sejam atualizados constantemente. Cada atualização traz vantagens e benefícios que também contribuem para a segurança dos dados que são armazenados, uma vez que diminuem as vulnerabilidades do sistema.

– Antivírus atualizado: na plataforma Windows, a mais utilizada por empresas, o antivírus é uma ferramenta que faz a diferença. Mas, para que ele funcione, é preciso mantê-lo atualizado. Também é importante escanear as máquinas para remover qualquer malware ou vírus.

Além disso, é recomendável atualizar o firewall, uma vez que ele é utilizado para monitorar a rede e criar uma barreira a mais de proteção para os dados da companhia. Ele permite a definição de regras e bloqueios para os tráfegos que não correspondem às práticas permitidas, o que é muito útil para o seu negócio.

Essas são algumas dicas importantes para manter a segurança dos dados da sua empresa. Para ter controle das informações e facilitar o trabalho de atendimento das suas equipes, conheça as ferramentas da Voll Solutions.