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Tipos de Chatbot
2 de julho de 2020 admin 0 comentários

Entenda melhor sobre 5 tipos de chatbots

O atendimento ao cliente é hoje tão importante quanto todos os outros processos de uma jornada do consumidor. A manutenção de um bom relacionamento é o que mantém esse cliente próximo e seguro, sempre disposto a dar bons feedbacks sobre os serviços de uma empresa.

Tanto é que nos últimos anos esse aspecto teve um impacto importante na área de tecnologia. A evolução dos bots – robôs virtuais programados para automatizar processos por meio de voz ou texto – e seus usos de diferentes formas nas estratégias de atendimento é um bom exemplo disso.

Em 2019, foram desenvolvidos 61 mil bots pelas empresas respondentes de uma pesquisa que gerou o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Um aumento de 662,5% em relação a 2017 e 258,8% em relação a 2018, ano em que a pesquisa foi conduzida pela primeira vez.

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Quais são os tipos de chatbots?

Os chatbots são softwares, ou seja, programas de computador. Em geral, lidamos com dois tipos mais amplos de chatbots.

 

  • Softwares que funcionam com fluxos de conversa:

 

  • Entendem respostas pré-configuradas
  • Acessam banco de dados
  • Usam linguagem natural
  • Lembram a URA (Unidade de Resposta Audível), usada até hoje em ligações que o cliente digita números para escolher opções de atendimento.  

 

  • E chatbots mais complexos, que usam inteligência artificial:

 

  • Aprimoram sua performance a cada nova interação 
  • São habilitados para acessar bancos de dados complexos
  • Além de interagir de maneira eficiente com o usuário, conseguem concluir solicitações.

Dentro desse guarda-chuva existem muitas funções e tipos de ações que podem ser usadas pela sua empresa de acordo com o seu planejamento estratégico. Os chatbots podem ser:

1 – Escudos

Esse tipo de chatbot é a sua linha de frente de atendimento. Realiza pequenas tarefas de suporte técnico, o que deixa essas solicitações mais ágeis. Ele direciona o usuário a situações pré-estabelecidas dentro do seu sistema. 

Pode ser usado para reset de senha, reclamações, devolução de pedidos, ou em qualquer canal de comunicação da empresa que o atendimento humano possa ser evitado (ao menos em um primeiro momento) e que poderia gerar algum atrito em relação à empresa. 

2 – Otimizadores

Tem gente que simplesmente detesta ter que falar ao telefone, principalmente para resolver algumas burocracias do dia a dia. O chatbot otimizador é a grande realização desse perfil, já que ele lida com funções bem concretas no atendimento.

Realiza tarefas utilitárias, que implicam em ações reais como a confirmação de uma reserva de hotel, marcação de passagem, compra de alimentos via aplicativo. Esse tipo de chatbot transforma o atendimento automatizado em uma experiência mais fluida e amigável. 

3 – Conversacionais

Essa solução é capaz de manter conversas com usuários por longos períodos e também funcionam como uma espécie de entretenimento e meio de engajamento com o público. 

Pode ser utilizado para qualificar leads (os potenciais clientes) através de um conteúdo interessante, por exemplo. Esse chatbot pode ser baseado em um mascote de uma marca, por exemplo.

4 – Proativos

É o chat que sobe na tela do cliente sem que ele precise solicitar. Ele monitora a atividade do usuário por meio de dispositivos e fornecem informações certeiras a ele nos momentos em que ele mais precisa. 

É bastante direto, com instruções curtas e simples, e ainda podem ser programados para dar notificações ao cliente sobre cupons de desconto ou até para informar sobre o retorno de algum item que estava indisponível.

5 – Sociais

Os chatbots sociais são utilizados para interagir diretamente com um usuário ou com um grande número de pessoas de uma única vez. 

Podem criar enquetes em redes sociais ou realizar pesquisas em aplicativos para obter respostas sobre um tema específico, por exemplo: melhorar o desenvolvimento de novos produtos. 

Esse tipo de chatbot pode gerar um grande  engajamento entre o consumidor e a marca, o que facilita a aproximação de relacionamento com o lead.

Esses foram cinco tipos de chatbots que podem ser usados de formas variadas dentro da estratégia de uma empresa. E você, já conhece as vantagens da Voll Solutions? Implemente agora um chatbot de atendimento em sua empresa e melhore o atendimento!