Confira as principais tendências para o atendimento digital em 2022!
Atendimento digital em 2022. Comece o ano com o pé-direito e fique por dentro das principais mudanças no setor de atendimento digital.
Introdução
A necessidade de atendimento ao cliente por diversos canais tem aumentado cada vez mais, as empresas precisam oferecer opções, sejam em contatos telefônicos, digitais ou presenciais. Para suprir essa demanda, a tecnologia chega como uma forte aliada para proporcionar melhorias no desempenho e na agilidade no momento de atender o consumidor.
Para acompanhar esse novo perfil de clientela que surgiu, o mercado de atendimento digital vem crescendo ano a ano para conseguir suprir esse novo estilo de vida mais conectado e para estreitar os elos de relacionamento entre marcas e clientes.
Com a tendência imediatista da sociedade atual, o atendimento deve se adaptar para ser o mais rápido possível para que o cliente não se sinta frustrado. Nesse cenário, apresentamos as principais tendências que prometem transformar o atendimento digital em 2022. Confira a seguir.
A importância de acompanhar as tendências para o atendimento ao cliente
O mercado foi pego de surpresa por uma crise global. Com a imposição do isolamento a fim de evitar maior propagação do vírus, vimos as transações no âmbito virtual subirem de 19% para 34%, de acordo com dados da Kantar/Ibope.
O aumento de compras online gerou também o aumento no número de contato via mensagem do dia para noite, tanto por WhatsApp ou redes sociais como o Instagram. Esse “boom” de acessos e contatos surgiu repentinamente deixando muitos lojistas perdidos na hora de realizar o atendimento.
Quando surgiu a necessidade de manter as vendas somente por meios remotos, muitas lojas acabaram sofrendo para se organizarem, muitas vezes utilizando números pessoais para se comunicar com os clientes, prejudicando seu momento de descanso e prejudicando o profissionalismo da empresa.
Dessa forma o mercado de atendimento digital começou a se destacar por criar soluções para essa nova demanda que irá permanecer nos próximos anos, para isso separamos as principais tendências na área de atendimento digital!
Principais tendências para 2022
Momentos adversos exigem transformações bruscas. Em consequência da pandemia e do isolamento social, a necessidade de as empresas implantarem o atendimento virtual tornou-se iminente.
Sendo assim, os negócios que ainda não atualizaram as formas de atendimento devem começar a se atentar a esses detalhes para não ficarem ultrapassados! Dessa forma, vamos às principais tendências para 2022, confira!
Assistentes virtuais inteligentes – AVIs
As assistentes virtuais, conhecidas como AVIs, são munidas de inteligência artificial e possuem a capacidade de aprender ao longo do tempo, tornando-se mais eficientes a cada atendimento.
Além de ajudar na redução de custo e oferecer um atendimento ágil, as AVIs podem automatizar atividades repetitivas, tirar dúvidas frequentes, coletar informações de usuários, dentre muitas outras funções.
Chatbots
Funcionando de forma análoga às AVIs, os chatbots são softwares mais simples que utilizam canais de mensagens já conhecidos pelos clientes, como o WhatsApp, Twitter, Instagram, Telegram e outros para enviar mensagens automáticas.
Também são capazes de oferecer informações sobre produtos, compras, entregas e em alguns casos são capazes de realizar até mesmo o cancelamento.
Os chatbots ajudam a reduzir a demanda de atendimento, promovendo o aumento da produtividade da equipe.
Omnichannel
Sabemos que hoje em dia existem milhares de canais de atendimento que o cliente pode utilizar, dessa forma, para que nenhuma mensagem seja perdida ou esquecida é essencial ter uma plataforma que realize a integração de todos esses canais em um só lugar, assim facilita a migração entre os chats, ajuda a organizar e agilizar o atendimento.
Biometria de voz
Visando aumentar a segurança no ambiente virtual, a biometria por voz chegou para proteger os dados do cliente.
Podendo servir como um método de autenticação via voice prints ou como parte de um processo de autenticação em duas etapas, assim é capaz de fornecer uma camada extra de segurança para informações pessoais ou transações financeiras.
Tecnologia wearable
A Tecnologia Vestível está cada vez mais presente na vida do usuário, sendo as mais comuns em óculos e relógios, essas ferramentas permitem contato direto com o consumidor permitindo que se ofereça um atendimento personalizado através de dados coletados.
Conversation commerce
Com a popularização de aplicativos de mensagens de texto, as vendas por esses meios acabam se tornando cada vez mais comuns e rotineiras no cotidiano da população.
Não se adaptar a esse novo modelo de e-commerce pode deixar sua empresa desatualizada e em desvantagem no mercado.
Visão 360º
Para poder oferecer um atendimento mais certeiro, eficiente, personalizado e ágil ao seu cliente é importante apostar na integração de dados. Essa função permitirá que tenha acesso facilitado a todos os dados do cliente, como região em que vive, histórico de atendimentos, comportamento, compras, entre outras informações já previamente informadas pelo cliente.
Customer Centric
Algo já muito conhecido e utilizado na área do marketing digital, colocar o cliente no centro das estratégias é um jeito eficaz para planejar ações assertivas no caminho de seu objetivo.
Atualmente todos os nichos já contam com uma ampla concorrência, por isso a necessidade de se destacar aos olhos dos clientes para mantê-los e fidelizá-los é evidente. E não há forma melhor de realizar essa tarefa do que investindo na geração de pessoas que acreditam na sua marca.
Dessa forma, é importante realizar pesquisas de satisfação para identificar o nível de relacionamento que a empresa está construindo com o público, além de colher feedbacks para saber quais as expectativas e necessidades dos clientes e então para poder criar ações direcionadas a essas demandas.
A aplicação das tendências no atendimento digital
Se você deseja manter a qualidade do seu atendimento ao cliente, não pode deixar de se atualizar com as mais modernas tecnologias disponíveis.
O Voll 360 é a mais avançada plataforma de atendimento digital do mercado! Por meio dela é possível gerenciar múltiplos atendimentos, acompanhar o desempenho de seus atendentes, realizar pesquisas de satisfação e ainda atender pelo WhatsApp com um único número!
Clique no botão abaixo e surpreenda-se com a nossa solução!
Confira as principais tendências para o atendimento digital em 2022!
Atendimento digital em 2022. Comece o ano com o pé-direito e fique por dentro das principais mudanças no setor de atendimento digital.
Introdução
A necessidade de atendimento ao cliente por diversos canais tem aumentado cada vez mais, as empresas precisam oferecer opções, sejam em contatos telefônicos, digitais ou presenciais. Para suprir essa demanda, a tecnologia chega como uma forte aliada para proporcionar melhorias no desempenho e na agilidade no momento de atender o consumidor.
Para acompanhar esse novo perfil de clientela que surgiu, o mercado de atendimento digital vem crescendo ano a ano para conseguir suprir esse novo estilo de vida mais conectado e para estreitar os elos de relacionamento entre marcas e clientes.
Com a tendência imediatista da sociedade atual, o atendimento deve se adaptar para ser o mais rápido possível para que o cliente não se sinta frustrado. Nesse cenário, apresentamos as principais tendências que prometem transformar o atendimento digital em 2022. Confira a seguir.
A importância de acompanhar as tendências para o atendimento ao cliente
O mercado foi pego de surpresa por uma crise global. Com a imposição do isolamento a fim de evitar maior propagação do vírus, vimos as transações no âmbito virtual subirem de 19% para 34%, de acordo com dados da Kantar/Ibope.
O aumento de compras online gerou também o aumento no número de contato via mensagem do dia para noite, tanto por WhatsApp ou redes sociais como o Instagram. Esse “boom” de acessos e contatos surgiu repentinamente deixando muitos lojistas perdidos na hora de realizar o atendimento.
Quando surgiu a necessidade de manter as vendas somente por meios remotos, muitas lojas acabaram sofrendo para se organizarem, muitas vezes utilizando números pessoais para se comunicar com os clientes, prejudicando seu momento de descanso e prejudicando o profissionalismo da empresa.
Dessa forma o mercado de atendimento digital começou a se destacar por criar soluções para essa nova demanda que irá permanecer nos próximos anos, para isso separamos as principais tendências na área de atendimento digital!
Principais tendências para 2022
Momentos adversos exigem transformações bruscas. Em consequência da pandemia e do isolamento social, a necessidade de as empresas implantarem o atendimento virtual tornou-se iminente.
Sendo assim, os negócios que ainda não atualizaram as formas de atendimento devem começar a se atentar a esses detalhes para não ficarem ultrapassados! Dessa forma, vamos às principais tendências para 2022, confira!
Assistentes virtuais inteligentes – AVIs
As assistentes virtuais, conhecidas como AVIs, são munidas de inteligência artificial e possuem a capacidade de aprender ao longo do tempo, tornando-se mais eficientes a cada atendimento.
Além de ajudar na redução de custo e oferecer um atendimento ágil, as AVIs podem automatizar atividades repetitivas, tirar dúvidas frequentes, coletar informações de usuários, dentre muitas outras funções.
Chatbots
Funcionando de forma análoga às AVIs, os chatbots são softwares mais simples que utilizam canais de mensagens já conhecidos pelos clientes, como o WhatsApp, Twitter, Instagram, Telegram e outros para enviar mensagens automáticas.
Também são capazes de oferecer informações sobre produtos, compras, entregas e em alguns casos são capazes de realizar até mesmo o cancelamento.
Os chatbots ajudam a reduzir a demanda de atendimento, promovendo o aumento da produtividade da equipe.
Omnichannel
Sabemos que hoje em dia existem milhares de canais de atendimento que o cliente pode utilizar, dessa forma, para que nenhuma mensagem seja perdida ou esquecida é essencial ter uma plataforma que realize a integração de todos esses canais em um só lugar, assim facilita a migração entre os chats, ajuda a organizar e agilizar o atendimento.
Biometria de voz
Visando aumentar a segurança no ambiente virtual, a biometria por voz chegou para proteger os dados do cliente.
Podendo servir como um método de autenticação via voice prints ou como parte de um processo de autenticação em duas etapas, assim é capaz de fornecer uma camada extra de segurança para informações pessoais ou transações financeiras.
Tecnologia wearable
A Tecnologia Vestível está cada vez mais presente na vida do usuário, sendo as mais comuns em óculos e relógios, essas ferramentas permitem contato direto com o consumidor permitindo que se ofereça um atendimento personalizado através de dados coletados.
Conversation commerce
Com a popularização de aplicativos de mensagens de texto, as vendas por esses meios acabam se tornando cada vez mais comuns e rotineiras no cotidiano da população.
Não se adaptar a esse novo modelo de e-commerce pode deixar sua empresa desatualizada e em desvantagem no mercado.
Visão 360º
Para poder oferecer um atendimento mais certeiro, eficiente, personalizado e ágil ao seu cliente é importante apostar na integração de dados. Essa função permitirá que tenha acesso facilitado a todos os dados do cliente, como região em que vive, histórico de atendimentos, comportamento, compras, entre outras informações já previamente informadas pelo cliente.
Customer Centric
Algo já muito conhecido e utilizado na área do marketing digital, colocar o cliente no centro das estratégias é um jeito eficaz para planejar ações assertivas no caminho de seu objetivo.
Atualmente todos os nichos já contam com uma ampla concorrência, por isso a necessidade de se destacar aos olhos dos clientes para mantê-los e fidelizá-los é evidente. E não há forma melhor de realizar essa tarefa do que investindo na geração de pessoas que acreditam na sua marca.
Dessa forma, é importante realizar pesquisas de satisfação para identificar o nível de relacionamento que a empresa está construindo com o público, além de colher feedbacks para saber quais as expectativas e necessidades dos clientes e então para poder criar ações direcionadas a essas demandas.
A aplicação das tendências no atendimento digital
Se você deseja manter a qualidade do seu atendimento ao cliente, não pode deixar de se atualizar com as mais modernas tecnologias disponíveis.
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