A revolução da Inteligência Artificial Generativa no atendimento ao cliente – Parte II 

05/07/2024
Ricardo Mimura
A revolução da Inteligência Artificial Generativa no atendimento ao cliente

No artigo anterior comentamos sobre a transformação do atendimento ao cliente com a chegada das ferramentas de IA Generativa. 

Estamos na era da Automação Inteligente, que está transformando completamente a maneira como as empresas trabalham e interagem com os clientes. Quais são os riscos e benefícios? Como devo me preparar? A máquina vai substituir o humano? Vamos entender todas essas questões. 

A grande mudança 

Você deve se lembrar que, em um passado não muito distante, os chatbots tinham uma péssima fama de serem grandes menus que atrasavam a resolução dos problemas. Mas, com a popularização da inteligência artificial generativa, os chatbots começaram a evoluir e se tornaram eficientes e úteis. 

A IA generativa transformou os chatbots em ferramentas ágeis e precisas, beneficiando tanto as empresas quanto os clientes. As empresas agora podem oferecer atendimento 24/7, atendendo os clientes a qualquer momento e liberando os funcionários para tarefas que realmente exigem atenção humana. E para os clientes, isso significa menos tempo de espera e respostas assertivas em atendimentos rotineiros. No final das contas, é uma relação ganha-ganha. 

A IA vai substituir os humanos? 

É compreensível que, com toda essa inovação, surjam preocupações sobre a substituição dos humanos pelas máquinas. No entanto, não é bem assim que as coisas tendem a acontecer. Além da automação de processos repetitivos, a IA pode servir como uma força auxiliadora, aumentando a produtividade dos atendentes. A IA pode corrigir textos, torná-los mais compreensíveis, mudar idiomas e realizar diversas outras funções. 

Portanto, a tendência natural do mercado de trabalho está caminhando para unir homem e máquina, e não substituir um pelo outro. 

Como usar a IA generativa no atendimento 

Para aproveitar ao máximo esse mundo e turbinar seu atendimento, você precisa de boas ferramentas. 

Vamos conhecer a suíte de funções e ferramentas que a Voll criou para incorporar e aprimorar seu atendimento. 

Voll Flows 

O primeiro recurso que funciona com IA generativa e que precisa estar no seu atendimento é o Voll Flows. O Flows é nosso construtor de chatbot avançado, preparado para criar fluxos eficientes que funcionam com IA. 

E o melhor de tudo, a ferramenta é simplificada, permitindo que você crie fluxos de chatbots sem precisar saber programar, utilizando um construtor visual de arrastar e soltar. 

O Flows vai transformar o seu atendimento, utilizando IA para resolver questões simples e corriqueiras com eficiência e proatividade, liberando seus atendentes humanos para se concentrarem em questões mais complexas. 

Voll Copilot 

O Voll Copilot é uma caixa de ferramentas disponível para o atendente dentro do chat de atendimento. Ele possui funções que aprimoram textos, corrigem ortografia, alteram o tom e idioma. 

Isso vai deixar o seu atendimento mais completo e pronto para qualquer situação, auxiliando os operadores em um atendimento adequado e eficiente. 

Voll Quality AI 

IA generativa para auxiliar o setor de qualidade da sua empresa. 

O Quality AI monitora os atendentes e atribui notas para coerência, eficiência, assertividade e empatia. Ele vai ajudar o setor de qualidade a ter uma visão eficiente de como está o desempenho de cada atendente, sem demandar tempo para a extração de dados. 

Voll Sentiment AI 

A Voll encontrou na IA a solução para um velho problema: a pesquisa de satisfação. Nem sempre os clientes completam a pesquisa de CSAT, o que deixa o atendimento no escuro quanto à real experiência do cliente. 

O Voll Sentiment AI analisa cada palavra do atendimento e atribui uma nota de 1 a 5, explicando os detalhes da escolha da nota com base na percepção dos sentimentos e no nível de resolutividade do atendimento. 

Sobre o autor
Ricardo Mimura

Ricardo Mimura é um profissional com mais de 20 anos de experiência, especializado em iniciativas de aumento de produtividade, automação e inteligência artificial em operações de atendimento ao cliente. Atualmente, é Diretor de Marketing de Produtos na Voll Solutions, anteriormente foi especialista em Bots Cognitivos na Flex e cofundador da iopeople, desenvolvendo soluções de IA conversacional. Sua trajetória inclui participação em grandes projetos de comunicação em empresas como Aspect Software e Avaya.

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