A Meta está atualizando os preços na Plataforma WhatsApp Business para torná-los mais simples e mais consistentes com as práticas do setor, incentivar experiências de mensagens de maior qualidade para as pessoas e alinhar melhor o valor entregue para pessoas e empresas.
Preços mais simples, consistentes com as práticas do setor e outras soluções de mensagens da Meta
A partir de abril de 2025, o preço da plataforma WhatsApp Business será por mensagem, em vez de por conversa. O preço por mensagem simplifica as comparações de ROI com outros canais. Em 1º de fevereiro de 2025, as tarifas de autenticação internacional serão implementadas em 7 mercados adicionais de acordo com as práticas do setor para essas mensagens. Esta é uma continuação da implementação que começou na Índia e na Indonésia no início deste ano. A mudança para preços por mensagem e as recentes reduções nas tarifas de utilidade visam tornar os preços competitivos em relação a canais alternativos.
Preços que incentivam experiências de mensagens de alta qualidade para as pessoas
Em 1º de novembro de 2024, as conversas de serviço serão gratuitas para incentivar as empresas a estarem disponíveis para seus clientes no WhatsApp, inclusive por meio de experiências de conversação habilitadas por IA. As empresas podem continuar a responder a qualquer mensagem de cliente sem custo, utilizando mensagens livres dentro da janela de atendimento ao cliente de 24 horas. Com a mudança para preços por mensagem a partir de abril de 2025, os templates de utilidade também se tornarão gratuitos dentro da janela de atendimento ao cliente de 24 horas, para incentivar as empresas a continuarem investindo em mensagens de utilidade que são esperadas e valiosas para as pessoas. Além disso, a Meta está explorando a criação de experiências de utilidade com recursos ricos e tarifas atraentes para jornadas de múltiplas mensagens, como atualizações de gerenciamento de pedidos.
Preços alinhados ao valor para pessoas e empresas
O preço por mensagem se alinha mais de perto ao valor comercial de cada mensagem incremental, seja uma mensagem de marketing que gera conversões ou uma mensagem de utilidade notificando um usuário sobre um alerta de fraude para proteger sua conta e mitigar a necessidade de suporte ao cliente posterior.
Datas importantes
- 1º de novembro de 2024 – As conversas de serviço se tornam gratuitas.
- 1º de fevereiro de 2025 – Introdução das tarifas de autenticação internacional em 7 mercados adicionais.
- 1º de abril de 2025 – Templates de utilidade na janela de atendimento ao cliente de 24 horas se tornam gratuitos.
- 1º de abril de 2025 – Lançamento da Fase 1 do preço por mensagem.
- 1º de julho de 2025 – Lançamento da Fase 2 do preço por mensagem.
Fonte: Meta Developers <Preços – Plataforma do WhatsApp Business (facebook.com)>