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Novos Preços para a Plataforma do WhatsApp Business no Brasil

06/08/2024
Ricardo Mimura

A Meta anunciou recentemente mudanças significativas nos preços da plataforma do WhatsApp Business (API Oficial do WhatsApp), que começaram a vigorar em agosto de 2024. Essas alterações têm como objetivo melhorar a qualidade das interações entre empresas e clientes, promovendo uma comunicação mais eficiente e personalizada. 

Vamos explorar o impacto dessas mudanças para você e sua empresa no mercado brasileiro. 

Categorias de Mensagens 

Na plataforma do WhatsApp Business (API Oficial do WhatsApp), a cobrança é feita a cada janela de 24 horas para conversas iniciadas pelas empresas ou pelos clientes. As mensagens são classificadas de acordo com o tipo de interação: 

  • Marketing: Mensagens utilizadas para promover produtos e serviços, como anúncios e ofertas especiais. 
  • Utilitários: Mensagens de pós-venda que fornecem informações úteis, como atualizações de pedidos e lembretes. 
  • Autenticação: Mensagens voltadas para segurança e verificação, como códigos de autenticação e recuperação de contas. 
  • Serviços: Mensagens receptivas, em que as conversas são iniciadas pelos clientes. 

O que Mudou no Brasil? 

A Meta ajustou a tabela de preços em diversos países, e no Brasil a mudança afetou especificamente as mensagens do tipo Utilitários: 

  • A redução na janela de 24 horas foi maior que 70% para mensagens do tipo Utilitários, passando de $0,035 para $0,008. 

Dessa forma, em muitos casos, o custo do envio de uma notificação no WhatsApp será equivalente ao envio de um SMS. 

Qual o Objetivo das Mudanças? 

Com a redução dos custos das mensagens de Utilitários, a Meta está incentivando uma comunicação mais eficaz e centrada no cliente, melhorando a qualidade das interações. 

Como a Voll Pode Te Ajudar 

A Voll Solutions oferece soluções e assessoria para ajudar sua empresa a se adaptar a essas mudanças. Com a nossa plataforma, você pode criar conversas mais envolventes e personalizadas, transformando a comunicação diária em novas oportunidades de negócios. 

Dicas para Aproveitar as Mudanças 

Principais casos de uso para notificações com custo reduzido no WhatsApp: 

  • Lembretes de agendamento 
  • Confirmação de compras e rastreamento de entregas 
  • Envio de cupons de desconto 
  • Comunicação com pais e alunos de escolas e universidades 
  • Comunicação com pacientes para exames 
  • Envio de boletos de pagamento 
  • Avisos de status de serviços/sistemas 
  • Pesquisas de satisfação 

Outras aplicações, consulte-nos! 

Foque em Conversas Interativas 

Revise processos e transforme interações simples em conversas produtivas, criando novas oportunidades para interagir com seus clientes. O maior desafio atual das empresas é captar a atenção dos clientes. A partir de interações esperadas e bem-vindas, desenvolva diálogos que envolvam seus clientes e ofereçam valor real. 

Utilize a Inteligência Artificial para automatizar processos, resolver problemas e oferecer um atendimento proativo, aumentando a satisfação dos seus clientes. 

O Que Esperar 

Empresas que não aprimorarem seus processos de comunicação com clientes enfrentarão uma concorrência crescente e gastarão mais com campanhas pouco eficazes. 

A nova abordagem da Meta destaca a importância da qualidade sobre a quantidade. Ao focar em conversas bem direcionadas e personalizadas, você garantirá que suas mensagens sejam mais relevantes e eficazes para seus clientes. 

A Voll está pronta para ajudar sua empresa a se adaptar a essas mudanças e aprimorar suas estratégias de comunicação. Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar a criar conversas que realmente fazem a diferença. 

Fale Conosco 

Para entender melhor como essas mudanças podem beneficiar sua empresa e como a Voll pode ajudar, fale conosco hoje mesmo. Temos a solução mais completa de comunicação digital do mercado. 

Sobre o autor
Ricardo Mimura

Ricardo Mimura é um profissional com mais de 20 anos de experiência, especializado em iniciativas de aumento de produtividade, automação e inteligência artificial em operações de atendimento ao cliente. Atualmente, é Diretor de Marketing de Produtos na Voll Solutions, anteriormente foi especialista em Bots Cognitivos na Flex e cofundador da iopeople, desenvolvendo soluções de IA conversacional. Sua trajetória inclui participação em grandes projetos de comunicação em empresas como Aspect Software e Avaya.

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